100% das empresas ou pessoas que criam um site, desejam que ele fique bem posicionado nas buscas do Google, certo? Claro que sim, pois ter seu site bem rankeado é uma das melhores formas de captar leads para seu negócio e estar sempre na principal vitrine do mundo digital.
O que vamos te contar hoje é que não há uma fórmula mágica ou receita de bolo para alavancar o ranking de um site, mas calma. Um site bem feito, otimizado, que tenha conteúdos relevantes, de qualidade e com uma boa estratégia de backlinks podem te colocar à frente, pois eles fazem parte dos 172 principais fatores de rankeamento do Google.
O que são Backlinks?
Backlinks, também conhecidos no SEO como “links de inbound” ou “links externos”, são links que apontam de uma página em um site para uma página em outro site. São os links de fontes externas que apontam para o seu site, ou o seu site apontando para links externos.
Os backlinks são um dos fatores de ranqueamento de SEO mais importantes aos quais você precisa prestar atenção se desejar aumentar o tráfego do seu site vindo do Google. De fato, foi confirmado pelo próprio Google que, juntamente com o conteúdo e com as otimizações pertinentes, os backlinks são um dos dois sinais mais importantes usados para ranquear os sites.
Como escolher os Backlinks?
Otimizar o conteúdo do seu site, implica diretamente em escolher corretamente os links, já que o Google e outros mecanismos de pesquisa os utilizam como uma maneira de avaliar a autoridade de uma página. Pense em backlinks como num sinal de reputação online de um site, com um link do site A para o site B sendo visto como um voto de que é uma fonte confiável.
Ainda está complicado para entender? Pense da seguinte maneira, se cinco pessoas (que não se conhecem) recomendassem um restaurante específico como o melhor da cidade, você provavelmente confiaria nessa informação, acreditando que o restaurante vai realmente oferecer um ótimo serviço, já que várias pessoas atestaram isso, não é mesmo?
No entanto, nem todos os links são iguais perante os robôs dos motores de busca. Google e outros buscadores dão um peso maior a links de sites mais confiáveis e populares. Um link de uma pesquisa feita por um órgão internacional, ou um link de uma matéria investigativa do The New York Times, por exemplo, trazem credibilidade para seu site. Inserir um backlink quer dizer que você está dando autoridade do assunto para o site indicado, por isso, é bom sempre usar fontes confiáveis.
Troca de Backlinks entre sites
Mas se um site, indicando outro, está transferindo a autoridade no assunto, então quando um Blog indica o seu, é excelente para ambos, correto? Exato! Ter um link em outro site, direcionando para o seu, na realidade está dizendo que o seu conteúdo é interessante e relevante para os leitores deles.
Mais ainda, os motores de busca usam os links para compreender melhor sobre o que trata seu site. O Google presume que quando um site tem um link para outro site há algum tipo de relação entre o conteúdo de ambas as páginas. Isso significa que você, como dono de um site, deve tentar conseguir links de outros sites conhecidos no seu ramo de atividade.
Estratégias de Link Building
Link Building é conjunto de ações destinadas a aumentar o número de links externos apontando para seu site (backlinks). É quando outras páginas da internet fazem menção à sua marca por meio de links, que servirão como porta de entrada para seu site.
Quanto mais links de qualidade, melhor. Da mesma forma, quando sua página direciona os usuários para outros sites relevantes, ela também ganha pontos.
O link building é uma das principais – e mais trabalhosas! – estratégias de SEO, já que ajuda a elevar o ranqueamento orgânico da sua página ao mesmo tempo em que gera tráfego e atrai novos visitantes qualificados.
É muito simples:
Quanto mais links de qualidade apontarem para seu site ou blog, mais os algoritmos do Google entendem que você leva conteúdo relevante aos usuários. E nada melhor do que conquistar a confiança do “Sr. Google”, não é mesmo? Afinal, como diz o ditado “se está no Google, é verdade!”.
Por que criar uma estratégia de backlinks?
Como já falamos, os backlinks funcionam como uma referência. Se um site de qualidade, que é bem visto pelo Google, faz links para o seu, a tendência é que o buscador confie mais no seu site, em função da troca de autoridade.
Mas não é apenas a autoridade das páginas e do seu domínio que os backlinks influenciam. Eles também vão impactar diretamente em:
- aquisição de tráfego de referência;
- fortalecimento da marca;
- construção de relacionamentos.
Imagine se você conquista um backlink na página de uma grande empresa, de um segmento semelhante ou complementar ao seu, que rankeia em primeiro lugar no Google para SEO. O ganho de autoridade é altíssimo, afinal, se os buscadores confiam naquele conteúdo a ponto de mantê-lo em primeiro para uma palavra-chave tão disputada, com certeza ele confia nos conteúdos que ele linka (indica). Esse é o benefício óbvio.
Agora, já parou para pensar que esse conteúdo recebe mais de 10 mil visitas mensais? Quantas dessas pessoas poderiam clicar e visitar o seu site? Quantas pessoas que não conheciam, poderiam conhecer a sua marca? E se desse link sai uma parceria de mais trocas e materiais criados juntos?
Parceria de Post de Convidado ou troca de Links
Existem diversas formas de conquistar um backlink de qualidade, uma delas é a estratégia de Post de Convidado ou “Guest Post”, onde sites parceiros e com sinergia de públicos fazem a troca de artigos de blog relevantes.
Ou simplemente pode ser feita uma troca de links entre conteúdos de blog que tratam de assuntos similares ou complementares, usando uma palavra-chave âncora para colocar o backlink.
Essa troca de materiais é benéfica para ambos os negócios. Ter parceiros no mundo digital, empenhados em construir conteúdos relevantes e de qualidade para seu público é essencial nos dias de hoje.
Sobre backlinks, entenda: para rankear no topo de Google, você necessariamente precisa deles e precisa de uma boa estratégia para que as trocas de links sejam válidas e vantajosas para o seu negócio.
Mas é claro que, como tudo na vida, o ideal é que essa estratégia seja montada por um especialista na área. Saber com quais empresas contar é essencial, assim, você não fica perdido na hora de escolher uma agência digital que possa atender suas necessidades.
Aqui, na Agência Diretiva Digital, nosso foco é entregar estratégias que linkam pessoas, projetos e negócios. Nossos cases de sucesso de trabalhos SEO com Link Building falam por nós e temos orgulho dos nossos resultados! Quer saber mais? Agende uma conversa descompromissada com nossos consultores de Marketing, vamos adorar conhecer sua história e contribuir com a jornada da sua empresa.