Marketing de Influência: 4 passos que podem aumentar o valor e a autoridade da sua marca - Agência Diretiva

Marketing de Influência: 4 passos que podem aumentar o valor e a autoridade da sua marca

Não é uma novidade que, nos últimos anos, o marketing de influência tem se consolidado como uma das estratégias mais poderosas para marcas que desejam aumentar seu valor e autoridade no mercado.

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Isso acontece porque os usuários estão cansados de consumir publicidades patrocinadas quando o objetivo deles não é a compra. Nesse contexto, os influenciadores surgem como uma ponte entre as marcas e o público, gerando conexão genuína e confiança. 

Afinal, as pessoas tendem a confiar mais em recomendações de indivíduos que seguem e admiram do que em anúncios impessoais. A título de exemplo, podemos citar a marca de carteiras sustentáveis “Dobra” que se uniu a influenciadores locais focados em sustentabilidade e consumo consciente.

Como resultado, a estratégia resultou em um aumento expressivo de seguidores nas redes sociais. Assim como também ajudou a marca a se consolidar como uma referência para o público jovem e ecologicamente engajado.

 Esse é apenas um dos muitos exemplos que mostram como, quando bem feita, a estratégia de marketing relacionamento por meio da influência pode trazer resultados concretos e duradouros para as empresas. 

Primeiro passo: alinhamento do público alvo 

O sucesso de uma campanha de marketing de influência começa com uma estratégia bem estruturada. Esse é o primeiro passo é identificar com clareza o seu público-alvo. Por isso, Entender quem são seus consumidores, o que eles valorizam e como interagem com marcas é fundamental para escolher o influenciador certo.

Por exemplo, uma marca de molhos sendo divulgada por uma influenciadora focada em maquiagem e moda pode gerar pouca interação ou até mesmo rejeição. 

Como resultado, a campanha não teria o impacto desejado, e a marca acabaria desperdiçando tempo e recursos sem atingir o público-alvo correto. Esse tipo de erro destaca a importância de conhecer profundamente a sua persona como base para criar os próximos passos rumo ao sucesso. 

Segundo passo: definir objetivos claros

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing, é fundamental definir claramente os objetivos que você deseja alcançar. Ou seja, entender o que sua empresa espera com a campanha vai direcionar as ações, desde a escolha do influenciador até o tipo de conteúdo. 

Isso garante que os esforços sejam focados e que os resultados sejam mensuráveis e tangíveis. Por exemplo, se o objetivo é ganhar visibilidade, a campanha pode focar em influenciadores com uma audiência ampla e um bom alcance, ajudando sua marca a ser vista por mais pessoas.

Se sua intenção for divulgar um lançamento próximo, a campanha precisa ser focada no timing e no press kit, com o influenciador antecipando a novidade para gerar expectativa e curiosidade. 

E, caso o foco esteja em aumentar vendas, a estratégia pode incluir cupons de desconto ou códigos promocionais específicos. Assim, os seguidores do influenciador podem aproveitar esses benefícios, e isso facilita a mensuração direta dos resultados.

Portanto, tenha em mente que definir os objetivos de forma clara desde o início permite que a campanha seja planejada com precisão e que você possa acompanhar os indicadores de desempenho de forma eficiente, ajustando as estratégias conforme necessário para maximizar os resultados.

Terceiro passo: mapeamento de influencers 

Outra das etapas mais importantes para uma estratégia de marketing de influência bem-sucedida é o mapeamento dos influenciadores que melhor se conectam com o seu público e que estão localizados na sua região de atuação.

No Rio Grande do Sul, a Agência Diretiva já conta com uma base sólida de mais de 100 influenciadoras de diferentes nichos distintos. São formadoras de opinião com contas altamente engajadas, espalhadas por todo o estado. 

Além de criarem conteúdos relevantes e criativos, elas possuem uma alta credibilidade junto aos seus seguidores. Sabem da responsabilidade de suas comunicações, portanto, construíram uma relação de confiança genuína com seu público.

Quarto passo: lançamento de campanhas do marketing de influência

Com o público-alvo claramente definido e perfeitamente alinhado ao perfil do influenciador, e com a escolha da embaixadora certa para representar sua marca, chega o momento de lançar a campanha de marketing de influência

Esta é a fase onde a estratégia se transforma em ação e os resultados começam a aparecer. Aqui, o planejamento é essencial, já que a embaixadora e a marca precisam trabalhar em conjunto. Essa é a unica forma de garantir que a mensagem transmitida seja clara, autêntica e ressoe com o público. 

O marketing de conteúdo criado deve se adaptará para cada plataforma, garantindo que a campanha alcance os consumidores certos no momento ideal. Seja por meio de vídeos, posts patrocinados ou stories, a ideia é que o influenciador entregue a mensagem de forma natural, integrando o produto ou serviço ao seu dia a dia, gerando mais credibilidade e confiança.

Além disso, outro elemento importante nessa fase é a criação de press kits personalizados, com o objetivo de apresentar a marca de forma diferenciada. Mais do que um simples envio de produtos, um press kit bem elaborado reforça a conexão emocional do influenciador com a marca. Consequentemente, isso aumenta a probabilidade de uma divulgação autêntica e engajada.

Com uma execução bem planejada e monitoramento constante, a campanha pode se transformar em um ciclo contínuo de conversão, levando sua empresa a atingir os objetivos traçados.

Aposte em Marketing de influência da mão da Agência Diretiva 

Se sua empresa busca uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade, fortalecer a marca e conquistar novos clientes, o marketing de influência é o caminho certo. 

Com a Agência Diretiva, você conta com uma equipe especializada e cheia de expertise  que mapeia e conecta a sua marca aos influenciadores regionais que realmente fazem a diferença. 

Desde o desenvolvimento da estratégia até o acompanhamento dos resultados, estamos ao seu lado em cada etapa, oferecendo suporte completo para transformar seu investimento em marketing de influência em crescimento e valor para o seu negócio.

Pronto para dar o próximo passo e ver sua marca na rotina de grandes influenciadores que compartilham seus valores? Conte com a Agência Diretiva para te ajudar a construir campanhas de marketing de influência que vão além do esperado, gerando resultados duradouros e uma base de clientes fiéis.

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