Toda marca que deseja ser vista com bons olhos e resultados de sucesso na internet, sabe que o boca a boca é uma das estratégias mais eficientes para alcançá-lo. Mas gerar isso de forma espontânea não é tarefa fácil. Geralmente as marcas utilizam algumas pessoas para atingir esse objetivo: eles são conhecidos como Defensores da marca ou Influenciadores.
O defensor da marca é alguém apaixonado por um produto ou serviço, engajado com a marca, que a recomenda aos amigos, defende contra haters e distratores, ajudando a espalhar a mensagem. Também são conhecidos como advogados da marca.
Um influenciador é alguém que, através de sua marca pessoal ou profissional, tem um grande número de seguidores ou uma forte audiência nas suas redes sociais. Ele ainda tem o poder de afetar a decisão de compra por causa da sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público.
No marketing de influência a relação de um influenciador com a marca é de curto prazo. Ele recebe o briefing, realiza a ação durante o período acordado e a relação se encerra.
Já no marketing de defensores a relação se estabelece a longo prazo. Mesmo depois de um determinado período, eles continuarão a recomendar e defender sua marca.
É bastante comum a confusão entre um e outro e até mesmo que sejam tratados igualmente. Porém, existem algumas diferenças que precisam ser consideradas: Trazendo para o nosso conceito de Marketing de influência e Marketing de defensoras, temos um bom exemplo, onde você com certeza vai conseguir visualizar duas diferentes amigas suas!
Sabe aquela amiga que sempre consegue chamar um monte de gente para as festas dela? Que entende tudo de maquiagem, e todas as amigas perguntam sobre make para ela? Ela é um grande exemplo de influenciadora. Que pode ter dezenas de milhões de seguidores ou pode contar com apenas algumas centenas.
Porém, estamos falando do universo digital, e para isso essas pessoas contam com um número considerável de seguidores nas redes sociais e têm por hábito movimentar o meio onde estão em prol de uma ação.
Já as defensoras de uma marca, são pessoas normais, mas com um grande apego e carinho pela marca e estão sempre advogando a favor dela por aí. Um bom exemplo é aquela sua amiga fã de uma banda, que vai pra fila uma noite antes e dorme lá, para garantir o melhor lugar durante o show!
Por serem apaixonadas e motivadas pelas experiências positivas que têm com ela, as defensoras têm um nível de credibilidade maior quando falam com seu público, o que faz com que as suas opiniões sejam fatores decisivos para a compra ou não de algum produto ou serviço.
O que motiva e irá fazer a influenciadora “vender” bem o seu produto é ganhar algo em troca, seja um pagamento ou produtos. Os “recebidos” não saem de moda. As marcas cada vez mais abusam da criatividade e impactam pessoas, enviando produtos para as influenciadoras para que elas falem positivamente sobre isso.
A principal motivação de uma defensora é mostrar que a marca é realmente boa e assim ajudar sua rede de amigos a realizar uma melhor compra. Elas não precisam ser pagas para isso. Fazem porque gostam da marca e se sentem bem por isso.
Não há melhor nem pior: há aquela adequada para o seu objetivo. O Marketing de Influência pode ser excelente para o lançamento de um produto para um nicho bastante específico e que terá o alcance enorme de um material produzido por um influencer. Mas, o marketing de defensores pode ser estratégia contínua, já que os defensores promovem a marca por tempo indeterminado e de forma espontânea.
O Marketing de Influência, a partir dos influenciadores, leva a sua mensagem a um número maior de pessoas e tem uma credibilidade já estabelecida entre o público. Em contrapartida, o marketing de defensores é mais barato (o público o divulga porque gosta, não porque recebe) e tem um número expressivo a seu favor: segundo um estudo da Nielsen, 92% dos compradores confiam mais em produtos que são indicações de amigos e conhecidos.
Cada vez mais, as marcas devem se unir aos amigos virtuais e gerar experiência para as pessoas. Criar desejo de consumo, ter uma boa imagem e fazer parte do dia a dia dos consumidores é o desafio a ser vencido diariamente.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Gostaria de saber um pouco mais sobre como adotar uma estratégia de Marketing de Defensoras em sua campanha ou contar com a nossa rede de influenciadoras?