O crescimento da internet proporcionou mais oportunidades para quem vende e mais opções para quem compra.
Tudo cresceu, o número de empresas, de consumidores e o número de vendas. Com isto, as empresas precisaram se adaptar e criar novas formas de atrair o cliente.
Através deste artigo você vai entender a importância, e quais as melhores Estratégias de Inbound Marketing para captação de clientes em potencial para seu negócio.
O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias que tem como base a criação e compartilhamento de um conteúdo voltado para um público específico.
Dessa forma, você atrai atenção de clientes em potencial e estabelece um relacionamento com eles.
Como falamos anteriormente, essa estratégia consiste em atrair novos clientes para o seu empreendimento, logo ela é extremamente importante em seus negócios.
Através do Inbound Marketing você terá:
As chances de fechar mais vendas são através de pessoas que precisam da solução do seu serviço / produto não é mesmo? E isso só é possível chegando no público certo.
Implementando uma estratégia bem elaborada e criando conteúdos relevantes para seu público alvo, você vai atrair tráfego para seu site de pessoas com interesse em compras futuras.
Por isso, dê atenção no tipo de conteúdo que você produz, pois sendo bem elaborado, ele vai conseguir conquistar a atenção de seus futuros clientes.
A relação com seus clientes é primordial para o sucesso dos seus negócios.
Os produtos / serviços não são apresentados de forma agressiva, assim afastando clientes em potencial. Muito pelo contrário, cria-se uma relação de confiança.
Através do conteúdo focado em sua persona, seu público-alvo estará mais atento e aberto a ouvir suas recomendações e dicas.
Podemos dizer que a persuasão é o elemento principal no processo de vendas. E através do Inbound Marketing, você consegue aumentar isso em seus negócios.
Mais uma vez, o conteúdo voltado para sua persona é o diferencial para suas estratégias. Então, durante o processo, sua persona será convencida e continuará pesquisando sobre seus produtos / serviços.
Isso faz toda a diferença na hora de convencer seus leads de que aquilo que está sendo oferecido é o melhor para solucionar seus problemas.
Interessante usar as redes sociais para isso, pois elas são excelentes canais de divulgação e atração de novos clientes.
O ciclo de vendas é o período que sua empresa tem desde o primeiro contato até o fechamento de uma venda.
Quanto mais tempo para converter um lead, maior será o custo.
Com o Inbound Marketing, é possível reduzir o processo através de conteúdo altamente relevante e personalizado. Levando o lead para a próxima etapa do seu funil de vendas, em um tempo menor.
Utilizar o Inbound Marketing é bem mais barato que outras soluções como por exemplo, anúncios e ativações de marca.
O melhor é que essa redução de custos não afeta os negócios de forma negativa, perdendo qualidade ou diminuindo os resultados.
Dessa forma, você tem mais recurso para aplicar naquilo que está lhe trazendo mais resultados.
Verificando seus resultados em tempo real, você vai observar o que está funcionando ou não.
Fique sempre de olho em seus resultados com analítica web, isso é o que define o sucesso em seu marketing.
Para aproveitar dos benefícios que o Inbound Marketing propõe, vamos destacar as principais formas onde você pode aplicá-lo.
Na estratégia de Inbound Marketing, um blog é a base para esse processo.
Pois, no blog você irá educar seu público sobre o seu produto ou serviço. Responder as possíveis perguntas do seu público alvo no Google é a melhor maneira de aparecer nos resultados de pesquisa de clientes potenciais.
A criação frequente de conteúdos completos e úteis para seus consumidores aumentam a sua autoridade no assunto. Aumentando também suas chances de vender.
É importante utilizar gatilhos mentais em seu conteúdo para levar o cliente a uma decisão de compra.
Para complementar seu blog, é necessário criar um site.
Em seu site é onde estará apresentado o seu produto ou uma amostra dos seus serviços. Nele estará presente o portfólio de sua empresa.
É muito importante que seu site tenha uma boa navegabilidade e usabilidade. Caso ele seja lento, com as sessões mal estruturadas, é muito fácil de seus visitantes desistirem de navegar por ele.
Por isso, busque ter um site rápido, organizado e fluido. Recomendamos contratar a criação de um site por profissionais de marketing digital.
As redes sociais são indispensáveis em qualquer estratégia de captação, pois elas se tornaram poderosas ferramentas de divulgação e vendas.
Hoje em dia é difícil encontrar uma grande marca que não esteja presente nas redes sociais.
Um bom conteúdo pode facilmente viralizar, em questão de segundos! E com isso atingir um número enorme de pessoas rapidamente.
As redes sociais são um excelente canal para estratégias de Inbound Marketing que envolvem conteúdos virais. Que podem servir de porta de entrada para que você apresente seus serviços e consiga trazer novos clientes.
As estratégias de SEO são extremamente importantes para o sucesso do Inbound Marketing, pois são otimizações para os mecanismos de busca.
Essas técnicas são responsáveis por melhorar a experiência dos usuários, que navegam por seu site, aplicativo, canal de YouTube, Blog, etc.
Para captar Leads qualificados para seu negócio é necessário escolher bem as palavras chave que mais se aproximam com os seus objetivos de negócio.
Outra estratégia muito utilizada é a captação de backlinks.
Uma chamada para a ação deve convencer seu lead a fazer algo, seja baixar um e-book, ou entrar no seu site.
Dessa forma, você leva seu lead a uma nova etapa em seu funil de vendas.
O e-mail marketing pode funcionar como ferramenta de relacionamento entre sua empresa e seus clientes.
Muitas pessoas utilizam e-mail diariamente, logo é importante utilizá-lo em sua estratégia de Inbound Marketing.
Além do mais, você pode abastecer seus clientes com conteúdos, ou levá-los a uma tomada de decisão final, como uma compra.
O Inbound Marketing é fundamental para a captação de novos clientes para o seu negócio, pois utilizando essa estratégia, você atrai o público certo para seu empreendimento.
Assim, aumentando as chances de fechar negócios e aumentar suas vendas.
Tenha atenção na criação de seu conteúdo, pois ele é uma excelente base para toda sua estratégia de Inbound Marketing para captação de Leads.