O poder do Marketing Preditivo - Blog Agência Diretiva

O poder do Marketing Preditivo

Cada vez mais presente no universo digital, a Inteligência Artificial vem mudando a cada dia o curso da comunicação, porém, ela ainda causa dúvidas entre muitas pessoas.

Para isso, vamos lhe ajudar a entender melhor sobre esse tema e o quanto esses avanços tecnológicos vem trazendo mudanças para muitos profissionais e outros campos de conhecimento, contribuindo para mudar o mundo!

O que é Marketing Preditivo ?

Apoiado em algoritmos, comportamento do consumidor, estudo do passado e predição do futuro, o Marketing Preditivo envolve o uso de big data para apresentar previsões sobre os futuros comportamentos dos consumidores com maior precisão. 

São máquinas treinadas para aprimorar um fluxo de dados cada vez mais assertivo e que não depende de contato humano para funcionar. 

A importância da AI (Inteligência Artificial) no Marketing Digital

A inteligência artificial pode facilitar, ampliar e modificar diversos mercados, e suas soluções estão entrando com cada vez mais força no meio do Marketing Digital. Cabe aos profissionais estudá-las e utilizá-las a seu favor para conseguir os melhores resultados.

A cada lead que chega é possível priorizar os mais qualificados e a cada venda que é feita, os dados vão sendo atualizados, melhorando o prognóstico de novas possíveis vendas, ajudando os vendedores a otimizarem o tempo, canalizando esforços para as estratégias corretas.

Caso você ainda pense que o uso de inteligência artificial no marketing é algo que está por vir, irá se surpreender em como ela já faz parte do dia a dia de marcas e consumidores.

Case de sucesso no Marketing  Preditivo 

Pegamos um grande case de exemplo para você entender e saber como se beneficiar dessa nova tecnologia:

A poderosa Netflix é uma referência de Marketing Preditivo e como seu sistema de  recomendação de conteúdo alterou de vez a forma de comunicação com os consumidores de todos os segmentos de mercado.

Que fique claro que tudo o que a Netflix faz é baseado em dados. Isso vale para os programas e para os filmes que promove em sua plataforma.

Ela coleta uma enorme quantidade de dados de cada um de seus clientes e os coloca em um algoritmo para prever o que eles querem assistir na sequência, rendendo para a empresa uma imensa quantidade de comentários e seus consumidores vigorosamente envolvidos em seus conteúdos.

Marketing Preditivo e suas ferramentas de destaques

Os sistemas preditivos atuais são flexíveis, adaptam-se a diversos modelos de negócios e são fáceis de implementar. Porém, dados muito fechados, fontes não confiáveis e atrasos nos relatórios são dificuldades que atrasam os serviços de Marketing.

Para que tudo funcione bem, é necessário escolher as melhores ferramentas para o trabalho

Sobre esse tema sugerimos três renomados sistemas que vão lhe ajudar a expandir o seu negócio:

  • Mailify: Os algoritmos e o machine learning são partes fundamentais da ferramenta de e-mail marketing Mailify, que te ajudam a melhorar os seus envios. O envio preditivo programa as suas newsletters com base nos horários habituais de abertura de e-mail dos seus contatos, e automatiza os envios seguintes quando eles o revisam. 
  • Leadlovers: Uma plataforma de field service integrada com a gestão da operação que aplica big data, machine learning e geolocalização nos atendimentos de TI entregando controle, agilidade e otimização de custos. 
  • Salesforce: Inove e automatize rapidamente com IA, capacitando todos os serviços com inteligência integrada para interagir com empatia, aumentar a produtividade e dimensionar as experiências dos clientes.

Quando sua empresa obtém uma compreensão mais profunda do seu cliente, consegue não só entender melhor suas necessidades, mas também prevê-las.

Com soluções de marketing preditivo, é possível entregar resultados para problemas que sua organização possa ainda nem ter visto. Assim sua empresa ganha status de facilitadora e o coração do seu cliente.

E você ? Quer garantir um futuro ainda mais brilhante para sua empresa? 

Vamos conversar?